Adolescente esfaqueia mãe na frente da irmã de 8 anos no litoral de SP
07/09/2025
(Foto: Reprodução) Mãe e filha foram levadas para a Santa Casa de Santos
Sílvio Luiz/A Tribuna Jornal
Uma adolescente, de 16 anos, esfaqueou a própria mãe, de 45, em Santos, no litoral de São Paulo. De acordo com o boletim de ocorrência, obtido pelo g1 neste domingo (7), a jovem sofre com transtornos psiquiátricos e cometeu as agressões na frente da irmã, de 8 anos, que chamou a Polícia Militar.
O caso ocorreu na noite de sexta-feira (5), no apartamento da família na Rua General Rondon, no bairro Aparecida. A mãe foi atingida na clavícula e no rosto antes de conseguir se desvencilhar e fugir para a portaria do prédio. Ela foi resgatada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para a Santa Casa de Santos.
Em depoimento aos policiais, a mulher contou que já chegou a ser ameaçada de morte pela filha, que tem histórico de violência, furto, é viciada em eletrônicos e faz tratamento para bipolaridade, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e transtorno desafiador de oposição (TOD).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
De acordo com ela, a jovem havia acordado naquela tarde e não queria ir para escola. No entanto, resolveu ir quando a mãe disse que não pagaria mais o colégio. A adolescente saiu de casa e não voltou até aproximadamente 21h, quando pediu para entrar de volta no apartamento.
Segundo a mãe, ela não ouviu o pedido da garota porque estava nos fundos do imóvel, mas a menina encontrou uma chave e entrou no apartamento com uma faca na mão. De acordo com o depoimento, os ataques ocorreram em seguida.
A vítima contou que entrou em luta corporal com a menina por alguns minutos até conseguir se desvencilhar e correr para a portaria do prédio. No depoimento, ela disse que acredita que as agressões aconteceram porque a menina ficou irritada com a porta trancada.
Adolescente escondida
Segundo o registro policial, uma equipe da PM arrombou a porta de entrada do apartamento em busca da adolescente, que foi encontrada trancada em um dos quartos. De acordo com os agentes, a menina estava em pé chorando.
Ela também foi atendida pelo Samu e levada para Santa Casa de Santos, onde permaneceu internada no setor de psiquiatria sob escolta policial.
A faca usada no caso estava com o porteiro e foi apreendida. De acordo com o boletim de ocorrência, a mãe solicitou medida protetiva contra a filha.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que a ocorrência foi registrada como ato infracional análogo à violência doméstica e tentativa de homicídio na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Santos.
Entenda: o que acontece quando um menor comete um ato considerado crime?
O que acontece quando um menor comete ato considerado crime?
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos