Ventos fortes causam atrasos e cancelamentos de voos em aeroportos de SC
10/12/2025
(Foto: Reprodução) Avião arremete por causa dos fortes ventos no aeroporto de Chapecó, SC
Pelo menos 29 voos comerciais que partiriam ou chegariam a aeroportos de Santa Catarina atrasaram ou foram cancelados nesta quarta-feira (10). As alterações ocorreram por causa da chuva no estado catarinense, mas também como consequência do temporal e da ventania forte registrados pela manhã em São Paulo.
A orientação é que os passageiros com voos agendados entrem em contato com as companhias aéreas para verificar o status de seus voos ou remarcar passagens.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
A concessionária que administra o Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, informou que foram registrados, até 17h, 12 voos cancelados. Foram 10 da companhia aérea Latam e 2 da Gol. Também houve oito atrasados da Azul, Gol, Latam, Sky e Aerolineas Argentinas.
Voos cancelados ou atrasados: saiba quais são os direitos dos passageiros
Voos arremeteram em Chapecó
Em Chapecó, no Oeste, um avião que tentava pousar no aeroporto Serafim Enoss Bertaso precisou arremeter na manhã desta quarta por causa dos ventos fortes devido ao deslocamento de um ciclone extratropical para o mar (assista ao vídeo no início do texto).
A aeronave, que vinha de Guarulhos (SP), retornou ao estado de origem. Os passageiros só conseguiram pousar em Chapecó depois das 19h, em uma nova tentativa, informou o aeroporto.
Outro voo, da Azul, vindo de Campinas (SP), também arremeteu e voltou à cidade de origem. Outro da mesma companhia também não conseguiu pousar e retornou a Florianópolis.
Por fim, um voo da Gol vindo de Guarulhos que chegaria a Chapecó às 16h45 está atrasado. Ele deve pousar no aeroporto do Oeste catarinense ainda na noite desta quarta.
Leia também:
Avião para de cabeça para baixo após pouso de emergência em plantação
Avião faz pouso de emergência logo após decolagem
Avião quebra trem de pouso ao aterrissar sob má visibilidade
Avião arremeteu ao tentar pousar no aeroporto de Chapecó sob vento forte
Reprodução/Portal Chapecó
Ciclone
O deslocamento de um ciclone extratropical para o mar provoca os fortes ventos em Santa Catarina nesta quarta. O fenômeno deve perder força à noite.
Porém, a partir do final da manhã até o início da tarde da quinta-feira (11), as rajadas voltam a soprar forte entre a Serra, Vale do Itajaí e litoral, com valores entre 50 e 70 km/h e pontuais acima, especialmente nas áreas mais altas.
Mapa ventos fortes SC
Defesa Civil/Divulgação
Ventos nesta quarta
Em Joinville, no Norte do estado, na manhã desta quarta, o vento forte arrancou a rede de proteção de um prédio em construção. Uma rua chegou a ser interditada. A estrutura caiu sobre a árvore e fiação elétrica.
À tarde, faltou energia elétrica para mais de 160 mil unidades consumidoras do estado. As regiões de Itajaí, no Litoral Norte, Florianópolis e Joinville foram as mais afetadas.
As Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) informaram que o problema foi motivado pelos ventos fortes, que arremessaram galhos e folhas sobre a rede elétrica.
No meio da tarde desta quarta, um temporal chegou com força a Florianópolis. A chuva chegou pelo Sul da Ilha e rapidamente atingiu a cidade toda, acompanhada por fortes ventos que causaram destelhamentos e quedas de árvores.
O caso mais grave foi no centro da cidade, em frente a um shopping. Uma árvore caiu em cima de um táxi que estava estacionado na Avenida Mauro Ramos - uma das principais da região central. O veículo ficou preso aos galhos, mas ninguém ficou ferido.
De acordo com os bombeiros, foram registradas pelo menos 11 quedas de árvores. Não há informações de vítimas, apenas de obstrução de vias e de fiações elétricas atingidas.
Ventos causam estragos na Grande Florianópolis
No bairro José Mendes, também na região Central, o vento levou parte da cobertura do Colégio Estadual Jurema Cavallazzi.
Em São José, cidade vizinha, os fortes ventos também provocaram quedas de árvores e derrubaram o tapume de uma obra.
Na terça (9), o ciclone provocou muita chuva em Santa Catarina. Houve três mortos, 22,5 mil unidades sem luz e alagamentos e interdições. Em Palhoça, na Grande Florianópolis, ruas se tornaram "rios" e casas foram tomadas pela água.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias